1 de setembro de 2009

Balcão de Idéias

Aqui ficam registradas algumas sugestões de projetos a serem desenvolvidos para auxiliar ou incrementar o desenvolvimento de Foz do Iguaçu.

1. ZRRE - Urbanismo: Propor a criação da ZRRE - Zona de Risco por Radiação Eletromagnética. Esta idéia é de um projeto urbanístico, consiste em mapear a cidade segundo medições com radiômetro, avaliando o risco de câncer em decorrência dos linhões de alta tensão de Furnas. A cidade de Foz possui moradias em locais de alto índice de radiação, o que cria um grave problema de saúde pública, onerando os cofres públicos.

2. Marco Integrado das Três Fronteiras. Propor um grande projeto turístico para incrementar o marco das três fronteiras, interligando a região com teleféricos, comércio e artesanato dos três países. O projeto consiste em criar três grandes galerias comerciais aos moldes da Dutty free, uma em cada país, logicamente obedecendo a legislação alfandegária.

3. Parque das Nações. Em uma grande área do município, propor um grande parque municipal dividido em quadras, onde cada quadra seria um protótipo de um dos países presentes na região. A quadra da China, do Japão, do Líbano, da Argentina, do Paraguai etc, das etnias mais presentes na região. Em cada quadra, o visitante se sentiria no país de origem, com gastronomia, música, arte, arquitetura, pavimentação, paisagismo, tudo que lembrasse a etnia ali representada.

4. Porto Fluvial Foz - Buenos Aires - Montevideo. Proposta de um porto e de um projeto de interligação de Foz do Iguaçu com Buenos Aires e Montevideo - bacia do prata. A viabilidade desta proposta se dá pela eclusa existente na única usina hidrelétrica existente no Rio - Yaciretá. Este porto poderia fazer "um par" com o marco integrado das três fronteiras.

5. Nova Beira Rio. Consiste em revitalizar a beira-rio, da ponte Tancredo Neves - Argentina, até a Ponte da Amizade, culminando com uma grande concha acústica na área da pedreira de Porto belo. Ali poderiam ser feitos grandes shows e exposições, com fácil deslocamento para o Paraguai e Argentina, público cada vez mais presente na região trinacional. Se consideramos este público-alvo, grandes projetos nas cercanias dos rios que envolvem a cidade, tornam-se viáveis.

Por enquanto é isso, deixe suas sugestões, críticas e comentários. As idéias estão aí para serem copiadas, clonadas, levadas adiante, por quem quer que seja! Afinal, algumas nem são novas...

Nenhum comentário: